A Alemanha é a única grande economia que parece destinada a contrair-se em 2023, com ventos contrários, como a desaceleração da procura pelas suas exportações (particularmente bens altamente cíclicos, como automóveis, máquinas-ferramentas e produtos químicos), o crescimento global desequilibrado nos serviços em detrimento dos bens, o abrandamento da indústria em os EUA e a China e uma correção de estoque.

Mesmo que o plano econômico do governo seja um passo na direção certa e dê um pequeno impulso ao crescimento, é muito pequeno para reestruturar uma economia de 4 biliões de euros. A Alemanha enfrenta desafios estruturais, incluindo escassez de mão-de-obra, elevados custos de energia, encargos regulamentares e fiscais elevados, digitalização lenta e incerteza política. Para resolver estes problemas, a Alemanha precisa de medidas que fortaleçam a sua posição como um lugar para inovar, investir e criar empregos de elevado valor.

Embora o governo deva criar condições favoráveis, as empresas também precisam de tomar contra medidas e implementar ativamente a transição verde e digital. As chaves para a recuperação econômica na Alemanha, são um Estado mais enxuto e um investimento produtivo em vez de subsídios. A transformação requer colaboração entre o governo e o setor privado.

O papel do nosso time de economia é monitorar as tendências econômicas, políticas e sociais que moldam o futuro das empresas em todo mundo.

Obtenha análises, indicadores e insights poderosos que irão ajudar a sua empresa a crescer com confiança.