Em uma terça-feira no início de 2024, Rachel Cashen estava fora do escritório. Ela estava ocupada em uma estufa na Strength to Love 2, uma fazenda urbana em Baltimore City. Ela não só tinha o apoio total de seu gerente, mas estava cercada por seus colegas. "Era uma linda manhã de primavera", diz Rachel, gerente de portfólio de produtos e inovação da Allianz Trade na América do Norte. "Enquanto trabalhávamos, a diretora compartilhou o quão orgulhosa ela estava de oferecer produtos orgânicos para famílias de baixa ou nenhuma renda em sua comunidade. Eu me senti muito grata por contribuir para a causa deles ao lado de meus colegas de trabalho."
Responsabilidade social corporativa: por onde começar?
Na Allianz Trade, nossa abordagem à responsabilidade social corporativa é guiada pela promessa da nossa marca empregadora – we care for tomorrow. Nossos esforços de responsabilidade social corporativa (RSC) se concentram em 3 áreas principais, vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 13, 8 e 17 das Nações Unidas: Ação contra a Mudança Global do Clima, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, e Parcerias e Meios de Implementação. Queremos ter um impacto social positivo e nos esforçamos para dar aos colegas em todos os nossos escritórios oportunidades de se juntarem a nós em nossa jornada de RSC em direção a um mundo mais sustentável e inclusivo.
Para os funcionários da Allianz Trade nos EUA e na França, a RSC vem em muitas formas. “Sempre pensei que é importante ter uma variedade de maneiras de se envolver”, diz Casey Pelfrey, VP, Head Regional de Comunicações da Allianz Trade nas Américas. “Eu não poderia concordar mais”, observa seu colega Nicolas Dupont, Head de Comunicações da Allianz Trade na França. “Queremos garantir que os funcionários possam se envolver em causas em torno de: diversidade, inclusão, sustentabilidade e saúde, e por que construímos parcerias com organizações que têm uma variedade de necessidades quando se trata de voluntários.”
Como funciona
“Aprendi que há um apetite por CSR”, diz Casey. “Mas temos que fornecer as oportunidades. E as pessoas precisam saber que não tem problema tirar algumas horas do trabalho para ser voluntário, mesmo quando estamos todos ocupados.”
Nos EUA e na França, os funcionários da Allianz Trade recebem um dia de licença anual remunerada para voluntariado, que podem tirar como um dia inteiro ou dividir ao longo do ano. Além disso, embora os funcionários possam se voluntariar individualmente, as oportunidades em grupo organizadas pela empresa estão se mostrando populares. “O voluntariado é um pouco como visitar um país distante pela primeira vez”, explica Anna Shakulashvili, especialista em recuperação de dívidas internacionais da Allianz Trade na França. “Para aqueles que nunca foram voluntários antes, os eventos em grupo oferecem uma oportunidade de dar o primeiro passo.”
Os funcionários também têm a opção de escolher projetos para apoiar. “A ideia é deixar que nosso pessoal decida como se envolver”, diz Nicolas. Para expandir sua rede de parceiros, a Allianz Trade na França usa uma plataforma de engajamento para se conectar com outras organizações de caridade em todo o país. Nos EUA, assim como a equipe de CSR forma parcerias com organizações sem fins lucrativos, os funcionários sugerem organizações em todo o país para Casey e sua equipe planejarem dias de voluntariado: “Nosso pessoal está localizado em todo o país, então tentamos fornecer a eles oportunidades de apoiar organizações em suas próprias comunidades.”
Além do voluntariado, funcionários nos EUA e na França podem trabalhar com a Allianz Trade para doar fundos para causas. Para funcionários franceses, um programa de arredondamento salarial significa que os funcionários têm a opção de arredondar seus contracheques mensais para o euro mais próximo – com a diferença, e potencial microdoação adicional, doados para diferentes instituições de caridade. Enquanto isso, os colegas dos EUA podem enviar inscrições para suas organizações escolhidas para receber doações por meio de um programa chamado Employee Action Fund.
Os sites dos EUA e da França também realizam campanhas dedicadas de curto prazo para apoiar uma ampla gama de causas, como campanhas beneficentes voltadas para fome e doenças e campanhas trimestrais de doação para itens essenciais, como livros, alimentos e materiais escolares. “Para campanhas dedicadas, tendemos a colaborar com instituições de caridade que precisam de pessoas por alguns dias ou algumas horas”, explica Nicolas. “Às vezes, isso leva a parcerias de longo prazo.”
Inúmeras oportunidades de envolvimento
Até agora, a Allianz Trade na França estabeleceu uma infinidade de parcerias fortes em toda a região. Isso inclui programas de mentoria, organizações de apoio ao câncer e uma associação de apoio a refugiados. “Minha experiência mais significativa foi reunir coletas para um banco de alimentos, o Relais Sévrien”, lembra Anna. “Isso me inspirou a dedicar mais do meu tempo a causas fora do trabalho.”
Os funcionários na França também têm a opção de orientar jovens em áreas desfavorecidas. Um exemplo é por meio de um programa com a organização Entrepreneurs dans la Ville, no qual os funcionários se comprometem a orientar alunos por seis meses. “Essas mentorias realmente ajudam os alunos a ganhar uma perspectiva profissional”, diz Nicolas. “Como um líder empresarial global, é especialmente significativo sermos capazes de oferecer isso aos jovens.”
Um foco principal das atividades de CSR de ambos os locais é apoiar diretamente suas comunidades. “Recentemente mudamos nossa sede para a cidade de Baltimore”, diz Casey. “Então sentimos que é importante estar envolvido e retribuir à nossa comunidade local.” Ela acrescenta que a equipe dos EUA está atualmente trabalhando com uma organização sem fins lucrativos local, The Napkin Network, para distribuir suprimentos para bebês na área, e recentemente organizou um dia de limpeza da cidade.
A Allianz Trade na América do Norte também hospeda e patrocina o MoveNow Camp. Este acampamento de dois dias reúne estudantes da Safe Alternative Foundation for Education (SAFE) com membros do Bennett Blazers, uma iniciativa esportiva para crianças com deficiências físicas. Ao reunir os dois grupos para praticar atividades como basquete em cadeira de rodas, os campistas conseguem aprender uns com os outros em um campo de jogo equilibrado.
Latrice Dangerfield, assistente de subscrição de seguro garantia na Allianz Trade na América do Norte e voluntária da MoveNow, reflete sobre facilitar um jogo de basquete em cadeira de rodas. “Conforme os alunos do SAFE se sentavam em suas cadeiras, os Bennett Blazers foram muito prestativos ao ensiná-los a usá-las na quadra”, diz ela. “Foi um daqueles momentos em que você conseguiu ver o impacto em tempo real.”
Criando impulso
Para engajar suas equipes, a Allianz Trade na França organizou uma campanha de duas semanas dedicada à RSC em junho de 2024 chamada Quinzaine Solidaire. “Ao longo de duas semanas, mais de 250 funcionários apoiaram 20 organizações diferentes em toda a França”, diz Nicolas. “Isso realmente mostrou que as pessoas querem participar e têm um ótimo espírito de equipe!”
O envolvimento nos EUA também está aumentando, com mais de 380 horas totais de voluntariado registradas até o momento neste ano – excedendo a meta da equipe de Casey. “Estamos chegando lá”, ela diz. Ela observa a tendência para o trabalho híbrido nos EUA, com muitos funcionários passando dois dias por semana no escritório – e a importância de fortalecer suas conexões com sua comunidade de trabalho. “Minha esperança é que o voluntariado ajude nosso pessoal a se sentir mais conectado ao mundo ao seu redor, bem como aos seus colegas”.
Nosso pessoal impulsiona nosso compromisso de retribuir
Olhando para o futuro, as equipes da Allianz Trade na América do Norte e na França são inspiradas por esse entusiasmo. Elas estão se preparando para desenvolver a participação dos funcionários, fortalecer os laços comunitários e impulsionar o impacto social da empresa.
Para a equipe de Nicolas, isso começa dando aos funcionários mais agência no planejamento de atividades de CSR. “Nosso objetivo é aumentar o envolvimento inicial, com mais colegas sugerindo organizações para apoiar”, ele diz. Enquanto isso, Casey compartilha sua visão para os EUA: “À medida que solidificamos nossos relacionamentos com instituições de caridade locais em Baltimore e além, quero mostrar que nos importamos com nossa comunidade”, ela diz. “Ter um impacto concreto nas pessoas é a razão pela qual fazemos o que fazemos.”