O superávit comercial da Argentina atingiu o nível mais alto em quatro anos a +USD 1,13 bilhões em abril, comparado ao déficit de -USD 887 milhões de um ano atrás, o que representa um bom presságio para o saldo das contas correntes – uma importante vulnerabilidade do país.
China: Aumento de pressão sobre formuladores de política monetária
Os indicadores mensais de atividade em abril foram decepcionantes e aumentaram a pressão sobre os formuladores para intensificar as medidas expansionistas.
O Federal Reserve deixou as taxas de juros inalteradas, mas mencionou preocupações de que as medidas da inflação “decaíram e estão abaixo de 2 por cento” (a meta do Fed).
Zona do Euro: Surpresa positiva no crescimento do PIB no primeiro trimestre
Segundo a estimativa flash do PIB do primeiro trimestre de 2019, a Eurozona cresceu mais do que o esperado a +0,4% t/t, acelerando em relação a +0,2% t/t no quarto trimestre de 2018.
Irã: Isenções a sanções de exportação de petróleo dos EUA devem terminar
O governo dos EUA anunciou nesta semana que as isenções concedidas à China, Índia, Japão, Coreia do Sul e Turquia para importar petróleo iraniano apesar das sanções americanas não serão estendidas para além do dia 2 de maio.