O comunicado financeiro publicado pela Tesla Inc., fabricante de veículos elétricos dos EUA, é um lembrete perfeito dos dois principais desafios enfrentados pela indústria automobilística: impulsionar vendas de veículos de propulsão alternativa e limitar o declínio de rentabilidade para preservar a capacidade de investir.
Em meio a elevadas tensões sociais e políticas e o crescente risco das mudanças climáticas, 2020 pode representar um ponto de virada nas ações para defender o crescimento. Saiba quias são as nossas 10 principais previsões para 2020-21.
Preocupações Políticas, Crescimento em Estagnação e um Ciclo Antilibereal
Em 2019-2020, formuladores de políticas e um novo impulso fiscal ajudarão a evitar uma recessão global, mas a estagnação do crescimento, nos lembra o ritmo apático de 2015-2016.
Mais branda e menos duradoura do que a última recessão, a próxima desaceleração testará a capacidade das empresas e das potências econômicas de fazer as coisas certas na hora certa ao enfrentar a estagnação, uma vez que as ferramentas políticas tradicionais e a cooperação internacional se enfraqueceram.
O que as novas tarifas de Trump significam para a economia global?
No dia 5 de maio, o Presidente Trump anunciou planos de elevar tarifas sobre importações da China com o argumento de que o diálogo entre os EUA e a China está lento demais.
Alinhadas à desaceleração econômica, as empresas se antecipam e reduzem o prazo de pagamento
Depois de atingir uma alta de 10 anos em 2017, a média global do Prazo Médio de Pagamento (DSO), uma medida do tempo que as empresas levam para receber dinheiro dos clientes, caiu em -1 dia, para 65 dias, em 2018, um sinal de cautela alinhado à desaceleração econômica.